Aula 3

Poliedros Regulares
DOWNLOADPOLIEDROSTODOS
Realizou-se um exercício de execução 2D e 3D de Poliedros Regulares. A partir da medida do lado e através de coordenadas absolutas (relativo à origem) ou de coordenadas relativas (relativo ao ponto anterior), definiram-se os seguintes poliedros:
Tetraedro (4 Faces)
Em 2D, constrói-se o triângulo base do tetraedro.
 Em 3D, definiram-se os lados através de um copy da base triangular e de seguida colocou-se uma linha no centro da base através das coordenadas x, y, z.
A partir do centro desenhou-se uma circunferência até ao vértice do triângulo, fazendo esta uma intersecção com a linha central. 
Nota: Para a circunferência ter este resultado, fez-se um 3D Rotate de 90º.
Caso não se consiga fazer com o comando Rotate o Align também funciona.

Podemos preencher as faces com o comando "Hatch" ou com o "3Dface"

DOWNLOADDWGTETRA

HEXAEDRO/Cubo (6 faces)


Base  em 2D com Hatch definido. Ou constrói-se tudo e usa-se o comando "3Dface"
Em 3D, fez-se a construção do Cubo a partir do comando 3D Rotate 90 graus, 270 graus.

Hexaedro
  

OCTAEDRO (5 FACES) 

A base é uma pirâmide quadrangular.
Em 3D,  definiu-se o centro do polígono. Para a cor usa-se o "Hatch"
Com o "3Drotate" ou com o "Align" levanta-se as faces até ao centro

Para chegar a este resultado, põe-se uma vista lateral, facilita ao usarmos o comando "3Dmirror" na escolha dos pontos para se fazer uma segunda pirâmide.
Obtêm-se duas pirâmides quadrangulares em que uma é o espelho da outra sobre o eixo horizontal.
   

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Aula 1

Aula 4